quinta-feira, 1 de maio de 2008

Agenda Cultural SBC - maio/08

Cinema
3/5 sábado 20:00
O Homem que Não Estava Lá (2001 – 116 min)
Filme integrante do ciclo Para Onde Você Está Indo?, uma homenagem à obra dos Irmãos Coen, considerados pela crítica como a dupla mais criativa do cinema contemporâneo. Ed Crane é um barbeiro de triste rotina. Quando descobre que sua esposa tem um caso com o chefe dela, arma uma chantagem contra os dois, tentando conseguir dinheiro para um novo negócio. Mas o plano vai por água abaixo e surgem vários contratempos, até mesmo assassinatos. Produção: EUA. Com Billy Bob Thornton, Frances McDormand, Michael Badalucco, James Gandolfini, Scarlett Johansson, Tony Shalhoub. Recomendação etária: 14 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

4/5 domingo 18:00
Macunaíma (1969 – 108 min)
Filme integrante da programação da Casa do Cinema Brasileiro, em uma mostra relacionada ao tema Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema Brasileiro. A partir do romance de Mário de Andrade, temos um compêndio de mitos e lendas da alma brasileira na trajetória de Macunaíma, herói preguiçoso, malandro e sem caráter. Nascido na selva, passa de negro a branco, vive diversas aventuras na cidade e volta à selva, onde desaparece. Produção: Brasil. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Com Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Rodolfo Arena, Joana Fomm. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO MARTINS PENA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

4/5 domingo 16:00
A Casa do Cinema Brasileiro - Filme Infantil
Programação audiovisual com sessões quinzenais de cinema infantil. Exibição do filme CineGibi: O Filme da Turma da Mônica (foto). TEATRO MARTINS PENA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

7/5 quarta 20:00
Easy Rider (1968 – 95 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. Em uma época de grande agitação social e cultural, com a Guerra do Vietnã dividindo opiniões em uma América em crise, dois amigos lançam-se à estrada com suas Harley-Davidson, desejando apenas a liberdade de curtir a vida, fumar um baseado de vez em quando e “pegar” algumas mulheres. Produção: EUA. Direção: Dennis Hopper. Com Peter Fonda, Dennis Hopper, Jack Nicholson, Karen Black, Phil Spector. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

10/5 sábado 20:00
Memórias do Subdesenvolvimento (1968 – 97 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. Misturando as linguagens do documentário e da ficção, sem julgamentos morais, o filme faz uma crônica sobre a Cuba pós-revolução ao contar a história de um burguês que decide ficar na ilha após Fidel Castro assumir o poder, ao contrário de sua família, que migra para os Estados Unidos. Produção: Cuba. Direção: Tomás Gutierrez Alea. Com Sérgio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Nuñez. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

11/5 domingo 18:00
Meteorango Kid, Herói Intergalático (1969 – 85 min)
Filme integrante da programação da Casa do Cinema Brasileiro, em uma mostra relacionada ao tema Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema Brasileiro. De maneira anárquica e irreverente, narra as aventuras de um estudante universitário no dia de seu aniversário, mostrando sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada da sociedade. Produção: Brasil. Direção: André Luiz Oliveira. Com Antônio Luís Martins, Carlos Bastos, Milton Gaúcho, Manoel Costa Junior, Antônio Vianna, Nilda Spencer. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO MARTINS PENA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

14/5 quarta 20:00
Barbarella (1968 – 88 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. No século 41, muito tempo depois das guerras terem sido abolidas, a heroína – misto de Flash Gordon com uma ninfomaníaca – recebe um comunicado do presidente da Terra sobre os perigos à paz mundial que podem ser causados por uma nova arma. Produção: EUA. Direção: Roger Vadin. Com Jane Fonda, John Phillip Law, Anita Pallenberg, Milo O’Shea, Marcel Marceau, Claude Dauphin. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

17/5 sábado 20:00
Apocalipse Now (1979 – 148 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. Imagem mais bem acabada do horror da guerra que o cinema já viu, o filme mostra a perigosa missão confiada a um oficial do exército norte-americano: eliminar um coronel desertor que enlouqueceu e controla um grupo de rebeldes em uma selva remota do Camboja. Produção: EUA. Direção: Francis Ford Coppola e John Milius. Com Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Laurence Fishburne, Dennis Hopper, Harrison Ford. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

18/5 domingo 18:00
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006 – 104 min)
Filme integrante da programação da Casa do Cinema Brasileiro, em uma mostra relacionada ao tema Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema Brasileiro. Garoto é deixado aos cuidados do avô quando os pais saem “de férias” – na verdade, pelas posições políticas, são obrigados a viver na clandestinidade. Seu contato com um judeu solitário criará uma relação rica em significados e descobrimentos. Produção: Brasil. Direção: Cao Hamburger. Com Michel Joelsas, Daniela Piepszyk, Germano Haiut, Simone Spoladore, Caio Blat, Paulo Autran, Eduardo Moreira, Liliana Castro. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO MARTINS PENA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

18/5 domingo 16:00
A Casa do Cinema Brasileiro - Filme Infantil
Programação audiovisual com sessões quinzenais de cinema infantil. Exibição do filme O Cavalinho Azul. TEATRO MARTINS PENA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

21/5 quarta 20:00
Hair (1979 – 120 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. Adaptado de uma peça lançada em 1967 no circuito off-Broadway, o filme conta a história de um jovem que parte de Oklahoma a Nova York para embarcar rumo ao Vietnã. Porém, na cidade, ele conhece uma grande comunidade hippie que mudará radicalmente a sua vida. Produção: EUA. Direção: Milos Forman. Com John Savage, Treat Williams, Beverly D’Angelo, Annie Golden, Dorsey Wright. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

24/5 sábado 20:00
Malcolm X (1992 – 192 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. Retrato da história de um dos grandes líderes negros norte-americanos, convertido ao islamismo depois de uma passagem pela prisão por conta de uma infância conturbada. Ele tinha idéias distintas das pregadas por Martin Luther King e viajou por todo o país para difundi-las. Produção: EUA. Direção: Spike Lee. Com Denzel Washington, Angela Bassett, Delroy Lindo, Vincent D’Onofrio, Christopher Plummer, Matt Dillon. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

25/5 domingo 18:00
O Que é Isso, Companheiro? (1997 – 105 min)
Filme integrante da programação da Casa do Cinema Brasileiro, em uma mostra relacionada ao tema Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema Brasileiro. Baseado em fatos reais, relatados no livro de Fernando Gabeira, o filme mostra a ousada ação realizada em 1969 por jovens estudantes que viviam na clandestinidade durante o regime militar: o seqüestro do embaixador norte-americano no Brasil. Produção: Brasil. Direção: Bruno Barreto. Com Alan Arkin, Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Caio Junqueira, Selton Mello, Marco Ricca. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO MARTINS PENA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

28/5 quarta 20:00
Os Sonhadores (2003 – 130 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. Tendo como base os conflitos estudantis de maio de 1968 na França, o filme acompanha o encontro de um jovem recém chegado dos Estados Unidos com um casal de irmãos gêmeos, iniciando uma longa seqüência de bebedeiras, sexo e discussão sobre cinema em uma decadente mansão parisiense. Produção: EUA/França/Itália. Direção: Bernardo Bertolucci. Com Michael Pitt, Louis Garrel, Eva Green, Robin Renucci, Anna Chancellor. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

31/5 sábado 20:00
Edukators (2004 – 126 min)
Filme integrante da mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema, que reúne filmes importantes para pensar o significado de um mês que marcou o século 20. Dois amigos inconformistas e dotados de espírito pacifista decidem fugir do tédio contemporâneo e fazer as pessoas pensarem. Para isso, invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e deixam mensagens enigmáticas, sempre assinadas por “os educadores”, como se autodenominam. Produção: Alemanha. Direção: Hans Weingartner. Com Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaubner, Claudio Caolo. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

1/6 domingo 18:00
O Sol – Caminhando Contra o Vento (2006 – 90 min)
Filme integrante da programação da Casa do Cinema Brasileiro, em uma mostra relacionada ao tema Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema Brasileiro. Documentário que, por meio de material de arquivo, músicas e depoimentos, apresenta a história do jornal O Sol, nascido no Rio de Janeiro no biênio 1967/1968, em pleno clima pós-golpe militar e antes do famoso Ato Constitucional n° 5. Produção: Brasil. Direção: Tetê Moraes e Martha Alencar. Participações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Arnaldo Jabor, Ítala Nandi, Hugo Carvana e Ruy Castro, entre outros. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO MARTINS PENA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)
Música

3/5 sábado 16:00
Roda do Choro
Encontro coordenado por chorões e seresteiros de São Bernardo do Campo, de caráter informal, no qual os músicos interessados em demonstrar seu trabalho podem se inscrever no ato. Apresentação especial do grupo Retratos. PARQUE MUNICIPAL ENG. SALVADOR ARENA - GRÁTIS

9/5 sexta 20:00
Vasco Faé
Um dos grandes bluesman do país, reverenciado por sua gaita mágica e sua voz de timbre inconfundível, o multiinstrumentista apresenta um repertório no qual mescla ritmos brasileiros com blues e rock’n roll, em interpretações que emocionam o público e o tornam referência do gênero. CÂMARA DE CULTURA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes)

10/5 sábado 20:00
Tributo a Pink Floyd
A banda Eugene apresenta uma releitura dos clássicos da famosa banda britânica, com muita psicodelia e energia, levando o público para uma viagem musical aos anos 70. Duração: 60 min. Recomendação etária: livre. TEATRO CACILDA BECKER - R$ 15,00, R$ 12,00 (antecipado até 9/5) e R$ 7,50 (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais)

11/5 domingo 16:00
Felipe Haniel e Banda
Considerado o “Tim Maia mirim”, título este conquistado em várias emissoras de TV pelas quais já passou (SBT, Record e Bandeirantes), o artista faz uma homenagem às mães com um show regado por muita MPB, interpretando diversas músicas com estilo próprio. Duração: 90 min. Recomendação etária: livre. PARQUE MUNICIPAL ENG. SALVADOR ARENA - GRÁTIS

16/5 sexta 20:00
Língua de Trapo
No show Allegro ma non Trappo, o grupo está mais acústico, mas a irreverência permanece em um repertório no qual a ironia se mescla em paródias, piadas, esquetes e músicas engraçadíssimas criadas pela banda. CÂMARA DE CULTURA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes)

21/5 quarta 14:30
Projeto URB-AL
O URB-AL é um projeto de cooperação descentralizada da Comissão Européia de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina. Objetiva desenvolver parcerias diretas e duradouras entre os diferentes agentes locais por meio de encontros, intercâmbios e transferência de conhecimento e experiências. Neste momento, em São Bernardo do Campo, visa a valorização e auto-estima da mulher por encontros com enfoques humanistas. Neste mês, apresentação do grupo As Julietas. TEATRO CACILDA BECKER - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

24/5 sábado 20:00
Hip Hop Até Umasoras
Show no formato “soundbomb”, no qual um DJ toca com diversos convidados. Nesta apresentação, utilizando técnicas do freestyle e do turntablism, DJ Lord (foto) apresenta, entre outros, os grupos Vira-Latas, DosPlanosRud, PIB, Liu Mr, Afroversos e Tribunal Popular, além dos DJs Marques e Jamal. Duração: 90 min. Recomendação etária: livre. TEATRO CACILDA BECKER - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

24/5 sábado 19:00
Roda de Viola
Reunião de grupos e instrumentistas, violeiros profissionais ou amadores, com o intuito de cantar e tocar músicas de raiz com violas caipiras e violões. Coordenação do violeiro Leandro de Abreu. CÂMARA DE CULTURA - GRÁTIS

24/5 sábado 16:00
Roda do Choro
Encontro coordenado por chorões e seresteiros de São Bernardo do Campo, de caráter informal, no qual os músicos interessados em demonstrar seu trabalho podem se inscrever no ato. Apresentação especial do grupo Retratos. PARQUE MUNICIPAL ENG. SALVADOR ARENA - GRÁTIS

30/5 sexta 20:00
Edu Romano & Os Centuriões
Edu Romano, Rafael Romano, Fernando Zamai e Ricardo Camargo apresentam um repertório cujo som é fortemente influenciado pelo rock das décadas de 1960 e 1970, com letras que falam da alienação da sociedade contemporânea e as várias formas de compreender o amor. CÂMARA DE CULTURA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes)

30/5 sexta 20:30
Beatles 4 Ever - The Complete Works
Série de apresentações rememorando a carreira completa do quarteto de Liverpool. Neste show, enfoque no disco White Album – Parte II. Em todas as apresentações são utilizados instrumentos e vestuários semelhantes aos dos Beatles na época. Duração: 90 min. Recomendação etária: livre. TEATRO LAURO GOMES - R$ 30,00, R$ 20,00 (antecipado até 29/5) e R$ 15,00 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários da PMSBC e promoções)
TEATRO


9/5 sexta a 10/5 sábado 21:00
Amores Dissecados
As cenas construídas em quadros, interrompidas pela iluminação e trilha sonora, trazem histórias que abordam situações de amor entre pares. Direção de Marcos Lemes. Com o grupo Teatro Insano. Duração: 70 min. Recomendação etária: 16 anos. TEATRO LAURO GOMES - R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e promoções a critério da produção). Obs.: Lotação restrita a um público de 80 pessoas

9/5 sexta 20:00
Palhaços
O espetáculo apresenta um duelo travado nos bastidores de um decadente circo, opondo um palhaço profissional e um “palhaço da vida”. Texto de Timochenco Wehbi. Direção de Sílvia Alencar. Com o Grupo Teatro no Meio Fio, de São Bernardo. Duração: 90 min. Recomendação etária: 12 anos. TEATRO CACILDA BECKER - R$ 10,00 e R$ 5,00 (antecipado até 30 minutos antes do espetáculo, estudantes e pessoas com 60 anos ou mais)

24/5 sábado 21:00
Quarenta e Oito Voltas em Torno do Sol
Professor solitário perde, na mesma semana, o trabalho, a querida avó e a mulher, que é o grande amor de sua vida. Direção de João Mattos. Com Roberto Sudan. Duração: 80 min. Recomendação etária: 12 anos. CENTRO CULTURAL ANTÔNIA MARÇON BONÍCIO (Sala Odete Bellinghausen) - R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e antecipado até 15 minutos antes do espetáculo). Obs.: Lotação restrita a um público de 80 pessoas

24/5 sábado a 25/5 domingo Sábado, às 21h / Domingo, às 19h
Adoráveis Sem Vergonhas
Em uma oficina mecânica no Bixiga, seis desocupados se reúnem quase diariamente para passar o tempo, falar da vida, chorar as mágoas e encontrar uma idéia para ganhar algum dinheiro. Direção e adaptação de Guilherme Leme. Com Jandir Ferrari, Paulo Goulart Filho, Mário Hermeto, Gilmar Guido, Clóvis Gonçalves e Marcelo Szykman. Duração: 80 min. Recomendação etária: 12 anos. TEATRO LAURO GOMES - R$ 40,00, R$ 30,00 (antecipado até 23/5) e R$ 20,00 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários públicos e promoções a critério da produção)

24/5 sábado 20:00
Confusões em Família
História de um menino muito ligado à avó, que morre repentinamente. Querendo protegê-lo, o pai e a empregada escondem o fato dele, mas não contam com a confusão que isso vai gerar. Direção de Nando Britto. Com o grupo Os Engarrafados, de São Bernardo. Duração: 60 min. Recomendação etária: livre. TEATRO ELIS REGINA - R$ 12,00, R$ 8,00 (filipetas e antecipado até 23/5) e R$ 6,00 (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais)

25/5 domingo 18:00
Laços Eternos
Baseado na obra de Zíbia Gasparetto. Após adoecer seriamente, garota de 15 anos morre e, ao despertar no plano espiritual, encontra Cordélio, seu mentor e amigo. Ela implora para voltar, mas o mentor lhe oferece a chance de rever sua vida anterior. Direção de Fátima do Valle. Duração: 110 min. Recomendação etária: livre. TEATRO CACILDA BECKER - R$ 40,00, R$ 30,00 (antecipado até 24/5) e R$ 20,00 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e promoções a critério da produção)

30/5 sexta a 31/5 sábado Sexta, às 21h / Sábado, às 20h
Clube das Solteironas
Imagine um mundo com poucos homens, onde quatro mulheres solteiras mantêm em cativeiro um homem perfeito. A guerra dos sexos nunca esteve tão divertida. Direção de Edu Silva. Com o grupo TA3, de São Bernardo. Duração: 65 min. Recomendação etária: 12 anos. TEATRO ELIS REGINA - R$ 10,00, R$ 8,00 (antecipado até 29 e 30/5, respectivamente) e R$ 5,00 (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais)
30/5 sexta a 1/6 domingo Sexta (30), às 20h / Domingo (1/jun), às 19hMonólogo de uma Esposa
Comédia na qual uma mulher criativa e inovadora, completando dez anos de casada, tenta fazer de seu casamento uma festa diária, mas suas investidas não apresentam bons resultados. Texto e direção de Cláudia Jordão. Duração: 60 min. Recomendação etária: 14 anos. TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA - R$ 12,00, R$ 10,00 (antecipado até 29 e 31/5, respectivamente) e R$ 6,00 (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais)

31/5 sábado a 1/6 domingo Sábado, às 20h30 / Domingo, às 19h30
A Arte do Insulto
Rafinha Bastos – integrante do Clube da Comédia Stand-up e protagonista do seriado Mothern, do canal GNT – destila humor e muita polêmica neste espetáculo. Duração: 50 min. Recomendação etária: 12 anos. TEATRO LAURO GOMES - R$ 40,00, R$ 30,00 (antecipado até 30/5), R$ 28,00 (promoções a critério da produção) e R$ 20,00 (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais)

31/5 sábado 21:00
Quarenta e Oito Voltas em Torno do Sol
Professor solitário perde, na mesma semana, o trabalho, a querida avó e a mulher, que é o grande amor de sua vida. Direção de João Mattos. Com Roberto Sudan. Duração: 80 min. Recomendação etária: 12 anos. CENTRO CULTURAL ANTÔNIA MARÇON BONÍCIO (Sala Odete Bellinghausen) - R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e antecipado até 15 minutos antes do espetáculo). Obs.: Lotação restrita a um público de 80 pessoas
INFANTIL

3/5 sábado a 4/5 domingo 16:00
Convocadores de Estrelas
Duas crianças têm uma tarefa que só elas podem cumprir: recuperar as estrelas e devolvê-las ao céu. Porém, é possível que não haja mais tempo. Dramaturgia e direção de Rafael Curci. Com a Cia. Seres de Luz Teatro, de São Bernardo. Duração: 60 min. Recomendação etária: livre. TEATRO ELIS REGINA - GRÁTIS (ingressos disponíveis uma hora antes, na bilheteria)

10/5 sábado 16:00
No Reino de Carícias
Cia. Artehúmus. No Reino de Carícias, tudo funciona com muito amor. O rei prepara uma festa surpresa para seus filhos, a “Festa do Tira-Fraldas”, porém, uma bruxinha decide falar para todo mundo que carinho se acaba. EMEB DO JARDIM TUPÃ. Estrada Henrique Rosa, 411 – Jardim Tupã – Tel.: 4354-0773 - GRÁTIS
10/5 sábado 16:00A Vassoura Voadora
Cia. Kitnet. Viúva se sensibiliza com uma vassourinha abandonada por uma bruxa e resolve adotá-la, tornando-se amigas. A partir daí, passam a viver muitas aventuras e enfrentar as dificuldades até terem a paz de uma família real. EMEB HELENA ZANFELICI DA SILVA. Rua José Farah, 80 – Bairro dos Finco – Tel.: 4101-9122 - GRÁTIS

10/5 sábado 16:00
A Ave Dourada
Cia. Soma Teatral. Dois personagens – um ganancioso e outro preocupado com a ecologia – fazem acampamento em uma floresta à procura de uma ave rara. Esta, porém, possui poderes mágicos, é muito esperta e de difícil captura. EMEB HYGINO BAPTISTA DE LIMA. Rua Abramo Luchesi, 6 – Jd. Leblon – Tel.: 4335-5509 - GRÁTIS

10/5 sábado 16:00
Esperando Gordô
Cia. Lúdica. Em um local aparentemente abandonado, duas personagens esperam a chegada de uma terceira: o Gordô. Nesta espera, o público torna-se cúmplice de todas as brincadeiras, surpresas e confusões. EMEB JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN. Rua Edmundo dos Santos, 14 – Santa Cruz – Tel.: 4357-3522 - GRÁTIS

17/5 sábado 16:00
No Reino de Carícias
Cia. Artehúmus. No Reino de Carícias, tudo funciona com muito amor. O rei prepara uma festa surpresa para seus filhos, a “Festa do Tira-Fraldas”, porém, uma bruxinha decide falar para todo mundo que carinho se acaba. EMEB Prof. SALVADOR GORI. Estrada Fukutaro Yida, 700 – Jd. Uenoyama – Tel.: 4392-3974 - GRÁTIS

17/5 sábado 16:00
A Vassoura Voadora
Cia. Kitnet. Viúva se sensibiliza com uma vassourinha abandonada por uma bruxa e resolve adotá-la, tornando-se amigas. A partir daí, passam a viver muitas aventuras e enfrentar as dificuldades até terem a paz de uma família real. EMEB Prof. WALDEMAR CANCIANI. Rua Mato Grosso, 86 – Pq. Imigrantes – Tel.: 4337-9264 - GRÁTIS

17/5 sábado 16:00
A Ave Dourada
Cia. Soma Teatral. Dois personagens – um ganancioso e outro preocupado com a ecologia – fazem acampamento em uma floresta à procura de uma ave rara. Esta, porém, possui poderes mágicos, é muito esperta e de difícil captura. EMEB VICENTE DE CARVALHO. Rua Xavier de Toledo, 481 – Paulicéia – Tel.: 4178-7433 - GRÁTIS

17/5 sábado 16:00
Esperando Gordô
Cia. Lúdica. Em um local aparentemente abandonado, duas personagens esperam a chegada de uma terceira: o Gordô. Nesta espera, o público torna-se cúmplice de todas as brincadeiras, surpresas e confusões. EMEB LORENZO ENRICO FELICE LORENZETTI. Estrada do Vergueiro, 201 – Jd. Jussara – Tel.: 4354-9007 - GRÁTIS

25/5 domingo 16:00
Branca de Neve e os Sete Anões
Adaptação do tradicional conto de fadas, conta a saga de uma linda princesa cuja beleza desabrochava dia a dia, causando inveja em sua madrasta. Com a Cia. Brittos Produções, de São Bernardo. Duração: 60 min. Recomendação etária: livre. TEATRO ELIS REGINA - R$ 20,00, R$ 10,00 (filipetas, estudantes e pessoas com 60 anos ou mais) e R$ 8,00 (antecipado até 24/5)
OFICINA CULTURAL
10/5 sábado
Oficina Cultural: História do Cinema
Um panorama histórico do cinema mundial desde sua origem, no final do século 19, por meio da análise dos filmes mais significativos, dos principais movimentos e gêneros cinematográficos e dos cineastas mais representativos. A oficina será dividida em módulos com duração de um mês, cada um sobre tema específico, permitindo a compreensão da evolução da linguagem cinematográfica. Aulas aos sábados, das 15h às 19h, com faixa etária a partir de 15 anos. Inscrições para o quarto módulo (“Os Anos 50, a TV e o Cinema de Autor”) no dia 10 (sábado), das 14h às 15h, que deverão ser feitas pessoalmente, mediante apresentação de RG e comprovante de residência em São Bernardo do Campo. Número de vagas: 50. Informações: 4123-9182 ou 4123-8083. CENTRO CULTURAL BAETA NEVES - GRÁTIS
EXPOSIÇÕES

7/5 quarta a 2/6 segunda Visitação de segunda, das 9h às 19h, terça a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 17h
EMIP - Trajetória Histórica: 55 Anos
Em 6 de maio, completam-se 55 anos da inauguração da primeira unidade da atualmente denominada Escola Municipal de Iniciação Profissional (EMIP). Em comemoração à data, o Serviço de Memória e Acervo apresenta esta exposição, que, por meio de fotografias, objetos e documentos, pretende lembrar o importante papel desempenhado pelas EMIPs na história da educação de São Bernardo do Campo. CÂMARA DE CULTURA - GRÁTIS

27/5 terça a 30/6 segunda Visitação de segunda a sábado, das 9h às 19hPinacoteca e Suas Técnicas - Aquarela
No ano em que comemora 30 anos de existência, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo expõe as aquarelas de seu acervo. A aquarela é uma técnica de pintura que emprega tinta translúcida e começou no século 18. São 25 obras dos seguintes artistas: Alice Bril, Elizete Ambar (3), Ênido Michelini, Fernando Bastiglia, Galina Sheeticoff, Gladys Maldaun, Iracy Nitsche (5), José Carvalho, Marcos Venceslau, Mari Moraes (2), Pegoraro, Roba, Sergio Moraes (2), Solange Rossignoli e Sonia Rojas (3). CENTRO CULTURAL ANTÔNIA MARÇON BONÍCIO - GRÁTIS
fonte: Agenda Cultural de São Bernardo do Campo

Virada Cultural Paulista 2008 - maio


Nos dias 17 e 18 de maio (sábado e domingo), São Bernardo do Campo será uma das sedes de um importante acontecimento no calendário cultural do estado de São Paulo, em sua segunda edição: a Virada Cultural Paulista. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a prefeitura de São Bernardo, o evento traz 24 horas de arte e cultura – das 18h do sábado às 18h do domingo – em diversos espaços da cidade, com apresentações de espetáculos teatrais e de dança, shows musicais e filmes. Entre as atrações, destaque para os shows de CPM 22, Mônica Salmaso, Célia, Bocato e banda e MV Bill, além da peça teatral Jogando no Quintal.

A entrada é gratuita.

Confira a seguir a programação por locais da Virada Cultural Paulista e não deixe de aproveitar:

PAÇO MUNICIPAL
PALCO EXTERNO - Praça Samuel Sabatine - Centro

Dia 17 (sábado)

18h – Abertura

18h30 – Manda Brasa (forró universitário)

20h30 – Clube do Balanço (samba-rock)

22h30 – Forgotten Boys (indie rock)


Dia 18 (domingo)

0h – CPM 22 (pop rock)

2h – Autoramas (indie rock)

3h – Hangar

1610h – Tribunal Popular, DosPlanosRud e Walter Limonada (hip hop)

13h – Grupo Cordão de Bichos, de Tatuí (SP) – na esplanada

14h30 – DJ Lord, DJ Jamal, Mano P, Simão Malungo, Minas da Rima, Essência Black e Ieda Hills

17h – MV Bill (show de encerramento)


TEATRO ELIS REGINA
Av. João Firmino, 900 – Bairro Assunção – Tel.: 4351-3479

Dia 17 (sábado)

18h – Coreografias de dança com os grupos: Integrarte, Cia. Experimental de Dança, Ballet Evelyn, Ballet Inês Amaral e Ballet Elisa

20h30 – Os Cafundó (peça teatral)

22h30 – La Putanesca (comédia teatral) – com Ângela Dip


Dia 18 (domingo)

1h – O Processo (dança) – Cia. Borelli

16h – Um Dia de Pic e Nic (teatro infantil) – Cia. Pic e Nic


CÂMARA DE CULTURA ANTONINO ASSUMPÇÃO
Rua Marechal Deodoro, 1325 – Centro – Tel.: 4125-0054

Dia 17 (sábado)

19h – Fernanda Diniz e Flávio Véspero (MPB)

20h – Grupo Candeeiro e convidados: Seu Mimi e Sapothy da Mangueira (samba)


Dia 18 (domingo)

14h30 – Âmbar (peça teatral) – Cia. Curupira

17h – Livros Encena (peça teatral) – Grupo Cênico Regina Pacis


PARQUE MUNICIPAL ENG. SALVADOR ARENA
Av. Caminho do Mar, 2980 – Rudge Ramos – Tel.: 4368-1246

Dia 17 (sábado)

19h – Célia

21h – Mônica Salmaso


Dia 18 (domingo)

12h – Jogando no Quintal (improvisação de palhaços)

15h – Bocato e banda, com os convidados: Gó do Trombone, Cláudio Faria, Esqui e Flávio Bala


ESPAÇO HENFIL DE CULTURA
Av. Getúlio Vargas, 1457 – Baeta Neves – Tel.: 4125-4755

Dia 17 (sábado)

19h às 22h – Coletiva do Programa Anual de Exposições 2007


TEATRO ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA
Praça Cônego Lázaro Equini, 240 – Baeta Neves – Tel.: 4125-0582

Dia 17 (sábado)

20h – Apocalipse Now (filme – mostra Caminhando Contra o Vento – A Vida Está Lá Fora. Maio de 1968 e o Cinema)

22h – Noitão Trash (filmes)


Dia 18 (domingo)

0h às 6h – Madrugada Trash (filmes) – sessões às 0h, 2h e 4h


TEATRO LAURO GOMES
Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos – Tel.: 4368-3483

Dia 17 (sábado)

20h – Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo


Dia 18 (domingo)

11h – Banda Querô, de Santos (SP)

14h – Projeto Guri – Polo de São Bernardo do Campo

15h30 – Grupo Sucantando

16h30 – Pedrinho Luz (espetáculo dança)


TEATRO CACILDA BECKER
Praça Samuel Sabatini – Paço Municipal – Centro – Tel.: 4348-1081

Dia 18 (domingo)

12h às 14h30 – Mesa de debates sobre o livro Mulheres do Tráfico - com o rapper MV Bill


fonte: Agenda Cultural de São Bernardo do Campo

Edital de chamamento 2023

Edital de Chamamento COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO No 01/2023 TIPO: MENOR PREÇO Organização Skate Solidário, entidade privada sem fins lucrativos,...